◀ Previous

Next ▶

Sl #007
  • Submitted: 6 years 4 months ago
  •  
  • Taken date: 2017-06-26 08:02:19
  •  
  • Original file: 950 x 746 px
  •  
  • File size: 2 MB
Description: Maquina homemade 4x5", Schneider Super Angulon 47 XL, Fomapan, filtro 25A

Details

Submitted: 6 years 4 months ago

Date: Jun 26, 2017

File Size: 351.4 KB

Resolution: 950x746

Original Size: 2 MB

Exif

Date: 2017-06-26 08:02:19

Statistics

Comments: 7

Favorits: 0

Unique views: 6102

Favorite Photo of 0 authors

Comments: 7        Replies: 2

Rui Pires wrote in Feb 16, 2011, 12:08:50 PM

Brutal, Nana ! Incrível a qualidade dessa Schneider, não se nota a mínima distorção nem vinhetagem, presumo que a vinhetagem desapareça completamente a partir das aberturas intermédias. Parabens :)

r: obrigado pela descrição. Tambem uso um filtro ND degradé central que comprei há tempos para corrigir a vinhetagem na minha grande angular, só que a minha é uma 90mm, a Rodenstock Grandagon, tenho aí uma fotografia na galeria do vale do Douro tirada com ela. Não gosto muito de super-grandes angulares, mas acho que a ver esta imagem assim vou reservar um espaço no caixote do GF para uma, oportunamente :) Abraço

Nanã Sousa Dias replied:

Obrigado, Rui.

Distorção tem alguma mas é linear, logo, desde que não haja formas rectilineas ou verticais por perto, não se nota muito. É uma verdadeira super grande angular e não uma teleobjectiva invertida como acontece nas lentes das máquinas reflex, por isso se nota menos distorção, tal como acontece na Hasselblad SWC (não tem espelho) e nas Leicas do sistema M. Quanto à vinhetagem, ela tem e não é pouca, esta lente corresponde a uma 12mm no formato de 35mm ou digital FF. Tem 2 f-stops de vinhetagem, entre o centro e os bordos. Eu uso sempre um filtro degra´de central de correcção da vihetagem.


Muita gente "resiste" á utilização das super GAs, eu diria que um pouco a "medo". Na verdade, é necessário "afinar" o olho para as utilizar, já que têm algumas particularidades a ter em conta. Num forum americano de GF, há vários fotógrafos que começaram a repensar nas super GAs depois de eu ter começado a fotografar com esta máquina. Houve até alguns desses fotografos que copiaram ou se inspiraram na minha máquina e construiram algumas parecidas.

Marei wrote in Feb 17, 2011, 7:48:32 PM

What a wonderful landscape... Great work.

Rui Pires wrote in Feb 18, 2011, 2:24:43 PM

Nanã, um "mestre" que decerto identificas, dizia que o mundo é grande demais para caber numa câmara de 35mm", se calhar por isso inventaram as UGA´s para esse formato, todas as que experimentei fiquei horrorizado com a péssima qualidade e já experimentei desde essas sigmas 10-20 baratuxas que são um horror até às mais caras, nem uma semana duraram na minha mão. Não ficam quase a dever nada às famosas "bostas" (esse teu artigo foi dos melhores artigos de opinião que li sobre o "assunto"). Mudei um pouco de opinião no médio formato, especialmente com a 65mm LS no meu sistema RZ67, mas a falta de movimentos exige muito cuidado nas composições e nos planos. Entretanto, aventurei-me nas grande formato e os 90mm já me satisfazem, tendo os cuidados nas composições para ficar tudo perfeito. No entanto, como não sou grande frequentador de praias, costumo fazer mais paisagem de montanha e aí inverto a "quote" do mestre W. Eugene Smith, pois parece-me que o mundo é pequeno demais para caber numa grande formato com uma 90mm, é informação a mais. Já agora e sem querer aborrecer-te, essa lente tem círculo de imagem suficiente para um formato maior que 4x5" ? E se sim já experimentaste ? nem consigo imaginar ... :) Abraço

Nanã Sousa Dias replied:

Não, Rui, ela cobre o 4x5" mesmo à justa, não dá sequer para descentramentos. Relativamente à 90mm, já experimentaste aproximar-te mais dos assuntos? Eu com esta 47mm estou sempre com o nariz em cima das coisas! ;-)

Rui Pires wrote in Feb 18, 2011, 4:41:21 PM

Normalmente só uso a 90mm para paisagem, e é raro usar e quando uso é porque estou mesmo em cima dos "assuntos" e não dá para me afastar. Sou fã das Sironar 150, 180, 240 e 300, que são as que uso mais. Só mesmo quando é absolutamente necessário é que ponho a plate com a 90mm. A 90mm, desde que com o fole especial para lentes wide permite-me fazer movimentos. Estou a acabar de construir uma GF 4x5" portátil sem movimentos, pode ser que depois arranje uma dessas 47 ou mesmo uma Grandagon 65mm para fazer umas experiências :)

Ivo Vladimiro wrote in Mar 10, 2011, 7:41:32 PM

ai ai magnifico ate os reflexos na preda com mais luz ficaram bem. exelente nana tens de me ensinar a fazer isto :) abraço

To comment, please login on top of the page.

If you are not registered, Sign up Free!